Oficina: Monitorização Hemodinâmica a Beira do Leito
PALAVRAS-CHAVE: Monitorização invasiva, monitorização minimamente invasiva, monitorização não invasiva, pressão venosa central, pressão arterial pulmonar, cateter de sawn – ganz, débito cardíaco, termodiluição, método de Fick, ultrassonografia doppler, point-of-care VTI, resistência vascular pumonar, resistência vascular periférica, hipotensão, choque, insuficiência cardíaca, fluidoresponsividade.
Descritivo do curso: A monitoração hemodinâmica beira leito é prática comum do dia a dia dos médicos relacionados ao atendimento em unidades de cuidados críticos, especialmente dos médicos cardiologistas. Seu conhecimento faz parte do escopo da especialidade, envolvendo os departamentos de emergência, unidades de terapia intensiva e unidades de coronariopatia aguda. Monitorar e interpretar corretamente as diversas variáveis hemodinâmicas é fundamental para a boa prática médica.
Objetivo: Este curso tem por objetivo introduzir e discutir princípios básicos da monitorização hemodinâmica invasiva, minimamente invasiva e não invasiva. Esses métodos serão incorporados de forma interativa para o diagnóstico diferencial dos estados de choque / colapso circulatório, especialmente no choque cardiogênico.
Os participantes terão uma compreensão completa dos princípios hemodinâmicos básicos, bem como da fisiologia do sistema cardiovascular, e como esses conceitos se relacionam com a monitorização hemodinâmica. Os alunos serão capazes de aplicar as técnicas de monitorização hemodinâmica com confiança e competência, além de interpretar as informações obtidas a partir da monitorização. O objetivo principal da oficina será de aprimorar a tomada de decisões clínicas, ensinando a utilizar os diferentes métodos monitorização hemodinâmica para tomar decisões mais precisas e efetivas, melhorando assim os resultados dos pacientes.
Método: Aulas teóricas introdutórias de curta duração. Apresentação de monitores e técnicas de monitoração beira leito com sua funcionalidade, aplicabilidade e limitações às diversas condições de choque. Discussão de casos clínicos das principais situações que se faz necessário a monitorização.
Público alvo: Estudantes de medicina do último ano, clínicos e cardiologistas com foco de atuação em emergências, unidades de terapia intensiva e unidades de coronarioptia aguda.
Programa: Teoria integrada a prática Hands on: Estações teórico – práticas com foco no conhecimento das técnicas, indicações e contraindicações das diferentes tecnologias de monitorização.
Prática aplicada nas tecnologias de monitorização:
Atualização profissional: A oficina hands on de monitorização hemodinâmica é uma oportunidade para os profissionais de saúde se atualizarem sobre as técnicas mais recentes e avançadas de monitorização hemodinâmica, como a utilização do monitor Hemosphere, da ecocardiografia point-of-care, da biorreatância, entre outros. Todos dedicados para obtenção do débito cardíaco e definição do fenótipo do choque.
Intrutores