SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Ultrassom Point Of Care no paciente com dispneia no Departamento de Emergência

Andeile de Albuquerque Galhardo, Ana Manoela Cavalheiro Arruda , Kewin Tjioe Chen, Marta Junqueira Reis Ferraz, Werlley de Almeida Januzzi
IAMSPE - São Paulo - São Paulo - Brasil

Introdução: Ultrassom Point Of Care (POCUS) pode ser considerado uma extensão da avaliação clínica, sendo muito útil no departamento de emergência (DE) onde necessita-se de uma tomada rápida de decisão. Dispneia é uma queixa comum e presente em condições potencialmente fatais, como no tamponamento cardíaco. O presente estudo relata um caso onde o rápido diagnóstico de tamponamento cardíaco foi realizado a partir do uso do POCUS.

Relato de Caso: Paciente do sexo masculino, 53 anos, sem antecedentes patológicos. Procura atendimento médico com relato de inapetência, perda de peso há seis meses e dispneia há dois meses. Com progressão da dispneia para mínimos esforços e lipotimia há dois dias. À admissão no DE apresentava taquidispneia, turgência jugular, pressão arterial: 110x80 mmHg, frequência cardíaca: 84 bpm, saturação periférica de oxigênio: 88%. POCUS evidenciou derrame pericárdico volumoso com restrição diastólica e derrame pleural. Com auxílio do ultrassom, foram realizadas punção de Marfan (retirada de 800ml de líquido hemático) e toracocentese, com melhora clínica. Tomografia de tórax evidenciou massa mediastinal anterior. Paciente permaneceu estável e foi transferido para enfermaria para prosseguir investigação, onde realizou biópsia de processo expansivo.

Discussão: Na sala de emergência a execução de ultrassom focado por profissional treinado permite a realização de avaliação hemodinâmica não invasiva, com respostas rápidas e definidoras de conduta. Através do protocolo FATE (Focus Assessed Transthoracic Echocardiography) e da técnica EYEBALLING para o POCUS cardíaco, aliados ao protocolo pulmonar BLUE (Bedside lung ultrasound in emergency), aumenta-se a acurácia e reduz-se o tempo do diagnóstico diferencial de dispneia tanto aguda quanto crônica. No caso relatado permitiu o diagnóstico do derrame pericárdico, mensuração da maior lâmina e avaliação do seu impacto hemodinâmico. Proporcionou a indicação da pericardiocentese e sua realização de forma mais segura através da punção guiada por ultrassom. Após medidas iniciais, estabilização clínica e punção de Marfan, a avaliação seriada também foi realizada com o auxílio do POCUS à beira leito.

 

Conclusão: Ultrassom Point Of Care no Departamento de Emergência permite avaliação diagnóstica de forma mais rápida e precisa, realização de procedimentos de alta complexidade de maneira segura, além de reduzir o uso de exames de complementares.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023