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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO E O GRAU DE APRENDIZADO IMEDIATO E TARDIO ENTRE ADOLESCENTES APÓS ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM SBV POR VÍDEO-AULA: UM ESTUDO PILOTO

Fornel, M.S., Alves, A.C., Yengo, L.R., Lopes, N.B., Silva, J.D.A., Matrone, F.P., Frientes, C.S., Marquezi, M.L., Aparecido, J.M.L.
Universidade Cidade de São Paulo - UNICID - São Paulo - São Paulo - Brasil

 

Introdução: Os primerios socorros são as intervenções prestadas imediatamente por qualquer indivíduo a uma vítima de acidente ou mal súbito, até que uma equipe especializada assuma o atendimento. Apesar de qualquer pessoa poder realizar um atendimento é de extrema importância que o mesmo tenha noções básicas dos procedimentos, garantindo uma anamnese rápida e um atendimento eficaz. Um treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV) agrega valor ensinando o que deve e o que não deve fazer em um atendimento e quando possível reverter uma Parada Cardiorrespiratória (PCR); em casos de ritmos chocáveis utilizar um Desfibrilador Externo Automático (DEA). Com isso o presente estudo visa avaliar o conhecimento prévio e o grau de aprendizado imediato e tardio entre adolescentes da grande São Paulo, após estratégia educativa por vídeo-aula com simulação em SBV. Metodologia: Foi realizado um estudo experimental analítico, com estudantes entre 12 e 18 anos, alfabetizados; que foram submetidos à avaliação de conhecimento prévio, imediato e tardio (90 dias após estratégia educativa com vídeo-aula). Foram excluídos adolescentes com deficiência e/ou transtornos cognitivos e que possuíam treinamento prévio em SBV. Resultados: Foram recrutados 33 adolescentes, sendo apenas 15 selecionados; 86,7% do sexo feminino e 13,3% do masculino, com média de idade de 15,7±2,4 anos. Em relação ao conhecimento prévio em SBV apenas 13,3% das perguntas apresentaram assertividade satisfatória (≥ 75%); após a intervenção observou-se aumento para 60,0% e após 90 dias prevalência de 40,0%. Comparando as três avaliações observa-se um aumento de 35,6% e 31,6% na aquisição de conhecimento quando comparado o prévio vs. imediato e prévio vs. tardio; e nota-se uma queda de apenas 4%, quando comparados conhecimento imediato vs. tardio. Conclusão: Adolescentes da grande São Paulo possuíam baixo conhecimento sobre SBV, RCP e uso de DEA; houve aumento satisfatório para o conhecimento imediato e tardio; e houve manutenção dos conhecimentos adquiridos após os 90 dias de aplicação da intervenção educativa por vídeo-aula com simulações em SBV.

Tabela 1 - Assertividade do Questionário

 

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