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Educação em saúde sobre reanimação cardiopulmonar para adolescentes

Cynthia Kallás Bachur, Ariane Valadares Canuto, Amanda Cristina de Oliveira, Anna Lygia Nunes Fernandes, Bianca Beatriz Soares dos Reis, José Alexandre Bachur
OUTROS - São Paulo - SP - BRASIL

Introdução: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada como a ausência de batimentos cardíacos eficazes, ausência de pulso central palpável, incapacidade de resposta a estímulos externos, com respiração agônica ou ausente, e depende de socorro imediato em que o tempo que o paciente fica inconsciente determina as sequelas e agravos. O projeto Samuzinho foi criado em 2007, e é considerado inovador por capacitar adolescentes sobre como proceder frente a uma situação de emergência, seguindo as recomendações do protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV). Objetivo:avaliar o conhecimento dos adolescentes sobre reanimação cardiopulmonar e capacitá-los para realizar o protocolo de SBV. Métodos: trata-se de uma série de casos, amostra por conveniência, composta  de adolescentes. Aplicou-se um questionário composto de 22 questões fechadas, com 4 opções de respostas de múltipla escolha, para avaliar o conhecimento prévio dos adolescentes sobre procedimentos de urgência e emergência no SBV. Posteriormente, aplicou-se uma intervenção educativa de forma interativa com simulações de PCRs em bonecos, no modelo de Role Play. Após esta intervenção, reaplicou-se o mesmo questionário para a comparação pré e pós intervenção.Para análise dos resultados, foram utilizados números absolutos e relativos na comparação das respostas corretas do questionário. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE N58115422.2.0000.5495. Todos os participantes e seus representantes legais, autorizaram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o Termo de Assentimento.Resultados:Participaram 72 adolescentes, 25 meninos e 47 meninas, idade média entre 11 a 16 anos. Na análise do conhecimento por meio do questionário sobre SBV, os números de acertos das respostas nos domínios entre pré e pós intervenção são: conhecimentos gerais 58 (81%) x 66 (92%), sequência de procedimentos 29 (40%) x 44 (62%), ventilações 31 (43%) x 30 (42%), compressão 31 (43%) x 30 (42%), uso do desfibrilador 17 (24%) x 29 (40%). Conclusão:Com base nos resultados, observou-se que a capacitação entre os adolescentes sobre o protocolo de SBV, tornou-se satisfatória na obtenção de conhecimento. Sugere-se a continuidade da aplicação da metodologia em escolas, ampliando o público para disseminar informações relevantes sobre como proceder em situações emergenciais.

Descritores: Adolescentes; Educação em saúde; Suporte Básico de Vida.

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08 a 10 de junho de 2023