SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Rastreamento da doença renal crônica em pessoas com hipertensão arterial sistêmica acompanhadas na atenção primária

TACIANA DA COSTA FARIAS ALMEIDA, Érica Pereira Alves, Mailson Marques de Sousa
Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil

Introdução

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma importante causa de complicações em saúde, entre elas, a doença renal crônica (DRC). O rastreamento precoce da DRC com a utilização o do Screening for Occult Renal Disease (SCORED) pode compor o planejamento estratégico de ação em saúde pública para a diminuição do diagnóstico tardio da DRC em indivíduos dos grupos de risco, proporcionando intervenções precoces. Objetivo rastrear a doença renal em pacientes com hipertensão arterial sistêmica atendidas na atenção primária.

 

Metodologia

Estudo quantitativo desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do interior da Paraíba (abril a junho de 2022). A população foi constituída por indivíduos com diagnóstico de HAS. Critérios de inclusão: idade mínima de 18 anos, ambos os sexos, diagnóstico de HAS presente, e ausência de diagnóstico de DRC, confirmados em prontuário; adscritos a UBS e aceite em participar do estudo.

Os usuários presentes na UBS, durante o período de coleta de dados, foram convidados a participar da pesquisa e arguidos sobre os critérios de inclusão. Diante do aceite, assinou-se o termo de consentimento livre e esclarecido. Aplicou-se o questionário Screening for Occult Renal Disease (SCORED), constituído por 11 perguntas com respostas “sim” ou “não” referentes a dados demográficos (idade, gênero) e clínicos (presença e ocorrência de morbidades). As respostas “sim” geram pontuação diferenciada de acordo com cada pergunta. A pontuação final varia de 0 a 12. Pontuação maior ou igual a 4 alerta para risco de DRC no estágio inicial.

Os dados foram tabulados e analisados no SPSS versão 22.0, e apresentados de forma descritiva. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE: 49563021.2.0000.5182

Resultados

Participaram da pesquisa 46 pessoas. Prevaleceu o sexo feminino 35(76,08%). Média de idade 61,74 (±10,46) anos; 26 (56,52%) se autodeclararam pardas. Quanto ao estado civil, 20 (43,47%) eram solteiros(as). A média da renda familiar foi de 1,2 salários mínimos. Quanto a escolaridade prevaleceu o ensino fundamental incompleto 17(36,95%), e a comorbidade, 19 (41,30%) apresentavam o diagnóstico de Diabetes Melittus associado. A média de tempo de diagnóstico da HAS foi de 10,42 (±10,46) anos. Ao aplicar o SCORED, a média de pontuação obtida foi de 5,74 (±1,66) pontos. Identificou-se que 43 (93,47%) dos entrevistados apresentavam risco de DRC.

 Conclusão

A aplicação do SCORED rastreou o risco da DRC em mais de 90% da amostra estudada.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023