Introdução
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma importante causa de complicações em saúde, entre elas, a doença renal crônica (DRC). O rastreamento precoce da DRC com a utilização o do Screening for Occult Renal Disease (SCORED) pode compor o planejamento estratégico de ação em saúde pública para a diminuição do diagnóstico tardio da DRC em indivíduos dos grupos de risco, proporcionando intervenções precoces. Objetivo rastrear a doença renal em pacientes com hipertensão arterial sistêmica atendidas na atenção primária.
Metodologia
Estudo quantitativo desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do interior da Paraíba (abril a junho de 2022). A população foi constituída por indivíduos com diagnóstico de HAS. Critérios de inclusão: idade mínima de 18 anos, ambos os sexos, diagnóstico de HAS presente, e ausência de diagnóstico de DRC, confirmados em prontuário; adscritos a UBS e aceite em participar do estudo.
Os usuários presentes na UBS, durante o período de coleta de dados, foram convidados a participar da pesquisa e arguidos sobre os critérios de inclusão. Diante do aceite, assinou-se o termo de consentimento livre e esclarecido. Aplicou-se o questionário Screening for Occult Renal Disease (SCORED), constituído por 11 perguntas com respostas “sim” ou “não” referentes a dados demográficos (idade, gênero) e clínicos (presença e ocorrência de morbidades). As respostas “sim” geram pontuação diferenciada de acordo com cada pergunta. A pontuação final varia de 0 a 12. Pontuação maior ou igual a 4 alerta para risco de DRC no estágio inicial.
Os dados foram tabulados e analisados no SPSS versão 22.0, e apresentados de forma descritiva. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE: 49563021.2.0000.5182
Resultados
Participaram da pesquisa 46 pessoas. Prevaleceu o sexo feminino 35(76,08%). Média de idade 61,74 (±10,46) anos; 26 (56,52%) se autodeclararam pardas. Quanto ao estado civil, 20 (43,47%) eram solteiros(as). A média da renda familiar foi de 1,2 salários mínimos. Quanto a escolaridade prevaleceu o ensino fundamental incompleto 17(36,95%), e a comorbidade, 19 (41,30%) apresentavam o diagnóstico de Diabetes Melittus associado. A média de tempo de diagnóstico da HAS foi de 10,42 (±10,46) anos. Ao aplicar o SCORED, a média de pontuação obtida foi de 5,74 (±1,66) pontos. Identificou-se que 43 (93,47%) dos entrevistados apresentavam risco de DRC.
Conclusão
A aplicação do SCORED rastreou o risco da DRC em mais de 90% da amostra estudada.