Introdução
A doença de Kawasaki é uma vasculite febril aguda autolimitada de causa desconhecida que afeta predominantemente crianças. Até 25% dos pacientes não tratados adequadamente, podem apresentar dilatação e/ou obstrução coronariana, principalmente em crianças menores de 5 anos. Relatamos o caso de uma criança com acometimento coronariano grave, tratada com intervenção coronária percutânea.
Relato de caso
Criança de 9 anos de idade, sexo masculino, foi encaminhada ao hospital com dor torácica aos grandes esforços. Aos 2 anos de idade, foi diagnosticado com doença de Kawasaki e recebeu tratamento (tto) com ácido acetilsalicílico (AAS) e imunoglobulina intravenosa (IVIG). Na época, uma angiotomografia computadorizada demonstrou grandes dilatações aneurismáticas nas artérias coronárias direita (ACD) e descendente anterior (ADA), medindo 11,2 mm e 10,2 mm de diâmetro, respectivamente. Optou-se por tto clínico com administração diária de AAS 100mg/dia e Clopidogrel 75mg/dia. Após 6 anos de seguimento ambulatorial regular, passou a apresentar dor torácica em aperto ao brincar com colegas, limitando suas atividades. Devido aos sintomas, foi realizada coronariografia com ultrassom intracoronário que revelou estenose focal de 90% proximal ao aneurisma coronariano calcificado gigante na ADA e aneurisma gigante na ACD com estenose focal de 60%. Foi indicada angioplastia com balão, realizada com dilatações sucessivas com balões 1.5 x 8 mm; 2.5 x 20 mm e 2.5 x 15 mm. Constatado sucesso angiográfico e ausência de complicações. Após 4 meses, o paciente voltou a apresentar sintomas devido a reestenose da ADA. Realizou-se, então nova angioplastia com utilização de Cutting-ballon 2.5 x 10 mm a 16atm e balão farmacológico Pantera Lux 3 x 20 mm com sucesso e resolução dos sintomas até o momento.
Figuras 1 e 2: estenose de 90% proximal ao aneurisma gigante na ADA.
Figura 3: estenose de 60% proximal ao aneurisma gigante da ACD.
Figura 4 e 5: imagens ultrassom intracoronário da ADA - aneurisma calcificado e estenose após tratamento.
Discussão e Conclusão: este caso demonstra uma complicação grave rara da doença de Kawasaki e seu tto. A administração de IVIG na fase aguda reduz a ocorrência de complicações para 3 a 5%. No caso, apesar do tto inicial adequado, o paciente desenvolveu dois aneurismas gigantes e estenoses graves que necessitaram de tto percutâneo, sendo optado pela angioplastia com balão com resultado satisfatório. O seguimento deste paciente é fundamental para a verificação do resultado a longo prazo.