SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

INDIVÍDUOS NORMOTENSOS COM HIPOPARATIREOIDISMO APRESENTAM MAIOR RIGIDEZ ARTERIAL DO QUE CONTROLES NORMAIS

LUCIANA NEVES COSENSO-MARTIN, JUAN CARLOS YUGAR-TOLEDO, MANOEL PAZ LANDIM, VALQUIRIA DA SILVA LOPES, JOSE F VILELA-MARTIN
FACULDADE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FAMERP - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO

O hipoparatireoidismo é uma doença rara caracterizada pela incapacidade do hormônio da paratireóide (PTH) em manter a homeostase do cálcio. Múltiplas etiologias, congênitas ou adquiridas, podem ocasionar essa morbidade. No entanto, a causa mais comum é a deficiência hormonal secundária a explorações cirúrgicas cervicais. Pacientes com hipoparatireoidismo pós-cirúrgico têm risco aumentado de mortalidade, com várias evidências clínicas e moleculares dos efeitos no sistema cardiovascular. Este estudo teve como objetivo avaliar a rigidez arterial por meio da medida da velocidade da onda de pulso carotídeo-femoral (VOP) em uma população de pacientes com hipoparatireoidismo.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal com 30 pacientes com hipoparatireoidismo pós-cirúrgico e 25 voluntários normais de um ambulatório especializado em Endocrinologia. A rigidez arterial foi avaliada pela análise da VOP usando o sistema SphygmoCor. A análise estatística foi feita com o software IBM-SPSS Statistics 27 (IBM Corporation, NY, EUA).

RESULTADOS

A média de idade foi 50 anos para os ambos os grupos, sem diferença estatística. A média de VOP em pacientes com hipoparatireoidismo, incluindo normotensos e hipertensos, não foi diferente em relação aos controles (8,70 vs 7,50; P = 0,084). No entanto, quando comparamos apenas pacientes normotensos em ambos os grupos (21 com hipoparatireoidismo e 16 controles), os níveis de VOP em pacientes com hipoparatireoidismo foram maiores e estatisticamente significativos (7,64 vs 6,50; p = 0,039). Idade, hipertensão, níveis de colesterol LDL, cálcio ionizado, cálcio total e o produto Cálcio x Fósforo foram variáveis preditoras independentes para VOP.

CONCLUSÕES

O hipoparatireoidismo pós-cirúrgico aumenta a rigidez arterial em indivíduos normotensos, avaliada pela VOP e pelo nível de cálcio total, assim como o produto Cálcio x Fósforo está envolvido nessa condição. Portanto, a rigidez vascular pode ser um dos mecanismos fisiopatológicos da doença cardiovascular em pacientes com hipoparatireoidismo. Mais estudos são necessários para elucidar essa condição.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023