Introdução: A síncope é uma queixa frequente de pacientes portadores de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI), podendo ser precedida por fenômenos pré-sincopais, como tonturas. Em alguns pacientes o uso da ferramente Closed Loop Stimulation (CLS) pode ajudar a diminuir os eventos sincopais. Contudo, estas queixas pré-sincopais não são amplamente estudadas, são frequentemente incaracterísticas e nem sempre são devidamente valorizadas pela propedêutica médica.
Métodos: Estudo observacional retrospectivo de registro com revisão sistemática de prontuário, em pacientes acompanhados em ambulatório especializado de um hospital universitário, nos últimos três anos.
Objetivo: Avaliar os fenômenos relacionados a síncope em portadores de DCEI.
Resultados: Foram selecionados 130 pacientes com seguimento regular por um período de 3 anos, com média de idade de 67 ± 14 anos, 51% mulheres. Entre estes, 31 (23%) apresentavam tontura e 16 (12%) pacientes tiveram pelo menos um episódio de síncope após o implante de DCEI. As causas mais comuns de síncope foram neuromediadas (62%), disfunção do dispositivo (6,3%), arritmias atriais (12,5%) e arritmias ventriculares (6,3%), dois casos de síncope de causa não esclarecida (12,5%). A tontura recorrente (frequência diária/semanal) esteve presente em 12 (9%) pacientes e esteve mais associada ao aumento do risco de novos episódios de síncope neuromediada RR 3.5 (95% 1.08-11.29), P=0.03. O uso de CLS não esteve significantemente associado a um menor risco de sincope e de tontura recorrente em pacientes com síncope neuromediada (Síncope RR 0.133 (95% CI: 0.085- 2.0829), P=0,150, vs Tontura RR 1.4 (95% CI: 0,73-2.93), P=0.28.
Conclusões: A síncope neuromediada é a causa mais frequente em pacientes portadores de DCEI com cardiopatia estrutural. A presença de tonturas esteve associada ao aumento do risco de síncope. Tonturas muito frequentes estão significantemente associadas com as síncopes neuromediadas. O CLS diminuiu a recorrência de síncope de causa neuromediada na amostra estudada.