Introdução: Implantes cardíacos secundários são associados à fase terminal de neoplasia maligna. Os tumores primários mais associados são o melanoma e os da parede torácica e descrições de tumor primário em cólon são raras. Relatamos o caso de um paciente com câncer de cólon metastático para o fígado e achado tomográfico de massa em átrio direito.
Relato: Paciente de 86 anos, hipertenso e renal crônico, diagnosticado com adenocarcinoma de cólon irressecável e metástase hepática. Realizou tomografia com achado de massa em átrio direito (AD), nodular e hipoatenuante de aspecto vegetativo com base no septo interatrial (SIA), junto ao forame oval (FO), com 2,1cm. Ecocardiograma transtorácico (ETT) mostrou fração de ejeção (FE) 65% e massa ecogênica heterogênea de contornos irregulares, na face direita do SIA, sem componentes móveis, podendo corresponder a neoplasia ou trombo. Ressonância cardíaca revelou lesão nodular sólida de aspecto vegetativo no AD, com base no SIA, junto ao FO, de provável natureza neoplásica, além de aumento difuso da espessura ventricular, disfunção diastólica restritiva e impregnação difusa pelo contraste, suspeito para amiloidose (Imagem 1). Era assintomático cardiovascular e foi optado por quimioterapia com esquema mFOLFOX. Após 1 ano iniciou dispneia que melhorou com diurético. Novo ETT mostrou massa semelhante, FE 50%, hipocinesia difusa e disfunção diastólica grau II. Evoluiu com abdome agudo obstrutivo e colectomia direita, tendo alta com perda de performance e suspensão da quimioterapia. Após 2 meses deste evento teve descompensação cardíaca e novo ETT mostrou a mesma massa, com 2,0x1,8cm, FE 35%, hipocinesia difusa, miocárdio com padrão granular e hiperrefringência compátivel com amiloidose, além de veia cava inferior com massa de contornos irregulares, de 1,5x1,3cm. Encaminhado para cuidados paliativos e após 6 meses foi a óbito.
Discussão: Esse relato mostrou um caso de câncer de cólon com acometimento cardíaco múltiplo, sendo que a metástase cardíaca de câncer colorretal é extremamente rara (1,2% das metástases no coração), geralmente assintomática e acomete mais o lado direito do coração. Amiloidose também é pouco frequente e geralmente diagnosticada a partir de sintomas de insuficiência cardíaca, quadro ausente no início.