Introdução: O acometimento cardíaco (AC) na amiloidose transtirretina hereditária (ATTRh) ocorre por deposição de fibrilas amiloides no coração, resultando enrijecimento e disfunção diastólica. A elastografia por ondas de cisalhamento, de maneira não invasiva e sem emissão de radiação ionizante, avalia quantitativamente a rigidez tecidual, componente passivo da diástole, complementando a complexa avaliação ecocardiográfica.
Objetivo: Avaliar a rigidez miocárdica, por meio da elasticidade miocárdica diastólica (EMD), em pacientes ATTRh com, sem AC e um grupo controle (GC).
Metodologia: prospectivo, transversal, 60 pacientes divididos em 3 grupos: ATTRh com AC (n:20), ATTRh sem AC (n:20) e GC (n:20). A EMD foi avaliada na parede septal do ventrículo esquerdo (VE) (segmentos basal, médio e apical) e na parede livre do ventrículo direito (VD). Foram também submetidos a ECO-2D, ECG, Troponina, BNP, teste de caminhada e cintilografia marcada com pirofosfato (PYP-99m TCm). Os dados foram analisados a partir de uma ANOVA de uma via, verificando a rigidez miocárdica, aferida pela EMD, entre os 3 grupos. Em seguida, as comparações pareadas foram ajustadas pela técnica de Tukey.
Resultados: A EMD foi um fator significativo para distinção entre os grupos ao ser analisada no septo basal PLAX (p=0,013), septo basal PSAX (p=0,03) e na parede livre do VD PLAX (p=0,004). O segmento apical apresentou rigidez similar entre os grupos, sugerindo um padrão de preservação apical.Á avaliação post hoc, a EMD na região basal foi significativamente maior entre o grupo ATTRH com AC do que no grupo controle, porém sem diferença significante entre ATTRH com AC e ATTRH sem AC, sugerindo que esse último grupo apresenta valores intermediários entre o paciente doente e o paciente saudável. Por vez, a EMD no VD no ATTRh com AC foi maior que os outros dois grupos (tabela 1 e figura 1).Em modelo de regressão, os resultados indicam que 17,2% da variância da EMD pode ser atribuída ao grau de captação em 3 horas na PYP-99m TCm (R2=0,172, F(1-36) =7,2, p<0,011), estimando-se pela equação: captação-3h = 0,91 +0,078 x EMD.
Conclusão: A rigidez miocárdica está aumentada em ATTRh com AC, apresentando um padrão decrescente de rigidez no sentido apex, sugerindo um padrão de preservação apical. A elastografia cardíaca apresenta potencial para ser uma ferramenta importante na avaliação do acometimento cardíaco na amiloidose sistêmica.