SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Relato de caso: piomiosite tropical complicando com endocardite de valva tricúspide

EMÍLIA ISABEL DA SILVA, Milton Henriques Guimarães Júnior, Marlon Gomes Batista
HOSPITAL MÁRCIO CUNHA - IPATINGA - MG - Brasil

Introdução: A piomiosite tropical é caracterizada por uma supuração nos músculos esqueléticos, que pode se manifestar como abcessos únicos ou múltiplos. É uma doença rara, mais descrita nos trópicos, que acomete normalmente homens jovens. Os grupos musculares mais envolvidos são os grandes músculos dos membros inferiores o tronco. Staphylococcus aureus são isolados em 90% dos casos.  Em cerca de 20-50% dos casos, há história de trauma ou exercício vigoroso na área envolvida. Em pesquisa na literatura médica, não encontramos casos em que essa incomum entidade complique com quadro de endocardite infecciosa.

 

Métodos: descrição retrospectiva, de caso único, assistido pela equipe da pesquisa.

Resultado: Paciente do sexo masculino, 18 anos, jogador de futebol profissional, previamente hígido, internado com dor em região medial de coxa direita e febre há 15 dias antes da admissão. Negava uso de drogas ilícitas. Exames realizados em unidade de pronto atendimento demonstraram leucocitose e aumento PCR. Paciente internado para avaliação de foco e tratamento infecção. Evoluiu com abcesso em quadril e em dorso do pé direitos, submetidos a drenagem cirúrgica. Isolamento de S aureus sensível a oxacilina em hemoculturas solicitadas, sendo iniciada terapia com oxacilina. Sorologia para HIV negativa. Durante internação, paciente não foi submetido a punção de venoso acesso central. Ecocardiograma transtorácico demonstrou endocardite de valva tricúspide, com rotura de cordoalha e regurgitação tricúspide importante. Paciente manteve dor e elevação das provas inflamatórias, sendo necessárias outras duas abordagens cirúrgicas para drenagem de abcessos em íleo e psoas. Ressonância magnética também demonstrou complicação com osteomielite de quadril bilateral. Optado por associação de rifampicina à oxacilina, além de terapia hiperbárica. Paciente concluiu 8 semanas de associação antimicrobiana, já sem recolecção de abcessos musculares. Durante internação, manteve-se sem sinais de insuficiência cardíaca direita aguda e sem sinais de sobrecarga ventricular direita em exame ecocardiográfico de acompanhamento. Logo, foi optado pelo seguimento ambulatorial da insuficiência tricúspide.

Conclusão: A piomiosite tropical é doença rara, mas que exige seu conhecimento para adequada suspeição e tratamento, principalmente nas regiões tropicais. Não encontramos na literatura outros casos de piomiosite tropical em que houve complicação com endocardite tricúspidea.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023