Título: Usando espaçamento e efeitos de teste para melhorar a retenção de cuidados de parada cardiorrespiratória em estudantes de enfermagem.
Introdução: As competências adquiridas pelos profissionais de saúde deterioram-se frequentemente com o tempo, especialmente quando a oportunidade de prática é limitada. A pesquisa sugere que distribuir o treinamento ao longo do tempo aumenta a retenção em comparação com uma única sessão. Isso é conhecido como efeito de espaçamento. A retenção pode melhorar ainda mais quando os alunos são testados em vez de praticar novamente, o que é conhecido como efeito de teste. Este estudo tem como objetivo comparar o treinamento baseado nos efeitos de espaçamento e teste em uma única sessão.Método: Este foi um estudo quase-experimental. O grupo intervenção recebeu treinamento em parada cardiorrespiratória em duas sessões com avaliação intermediária de conhecimento em diferentes partes do treinamento, enquanto o grupo controle recebeu o mesmo treinamento em uma única sessão, mas sem avaliação intermediária de conhecimento. O conhecimento foi avaliado, antes, imediatamente e três meses após o treinamento. As habilidades práticas foram avaliadas após três meses. Para comparar a aquisição do conhecimento, usamos a análise de covariância com medidas repetidas. Para comparar as habilidades práticas, realizamos um teste t de Student. Também calculamos e comparamos a diferença entre o ganho de conhecimento em ambos os grupos.Resultados: Treze estudantes de enfermagem estavam no grupo intervenção e dezoito no grupo controle, totalizando trinta e um alunos. Encontramos um efeito principal no tempo (F(2,86)=72,995, p<0,001) com aumento do conhecimento após o treinamento e diminuição após três meses. Embora não tenha havido efeito principal no grupo (F(1,86)=0,835, p<0,05), encontramos um efeito de interação no tempo e no grupo (F(2,86)=3,93, p<0,05). A análise post-hoc demonstrou que o grupo controle teve pontuação mais alta antes do treinamento. Encontramos uma diferença no ganho de conhecimento (t=2,30, p<0,05) entre os grupos intervenção (M=11,03) e controle (M=7,26). Não houve diferença no teste prático. Discussão e Conclusão: Nosso treinamento aumentou o conhecimento dos alunos sobre parada cardiorrespiratória para ambos os grupos. Embora não tenhamos encontrado diferença entre os dois grupos no teste de retenção, notamos que os alunos do grupo de intervenção ganharam mais conhecimento, indicando que a combinação de espaçamento e efeito de teste pode ser poderosa.