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Desenvolvimento de vídeos educacionais para controle da sede e autogestão da restrição hídrica em indivíduos com insuficiência cardíaca

Sophia Costa Rossetto, Daniele Cristina Bosco Aprile, Daiane Lopes Grisante, Juliana de Lima Lopes, Fabio D'Agostino, Vinicius Batista Santos, Camila Takao Lopes
UNIFESP - Univers. Federal de São Paulo - São Paulo - SP - BRASIL

Introdução: O conhecimento de estratégias para controlar a sede em indivíduos com insuficiência cardíaca (IC) pode contribuir para a autogestão ineficaz da restrição hídrica (RH) e manutenção da compensação clínica. Este estudo objetiva desenvolver vídeos educativos para controle da sede e autogestão da RH na IC. Métodos: Estudo realizado em duas fases: 1) identificação de estratégias de controle da sede e da RH na IC por meio de revisão integrativa de literatura realizada em agosto de 2022 no Pubmed, na Biblioteca Virtual em Saúde, CINAHL, Web of Science e Scopus, com termos DeCS, MeSH, Títulos CINAHL e termos não controlados, sem limites de ano de publicação ou idioma. Websites de associações profissionais também foram consultados. 2) Desenvolvimento de roteiros e vídeos com dicas para controle da sede e autogestão da RH por uma estudante de graduação em Enfermagem do 4º semestre. O roteiro e vídeos foram refinados por três enfermeiras mestres ou doutoras, duas delas especialistas em Cardiologia, com compartilhamento livre de opiniões sobre vocabulário, aparência, narração e coerência entre texto e imagens. O estudo foi aprovado por um comitê de ética em pesquisa de uma universidade federal (Protocolo 5.554.348/2022). Resultados: Foram construídos 10 roteiros e vídeos no website Renderforest®, com 30 segundos em média (Figura 1). O conteúdo se baseou em 11 estudos recuperados na revisão e no website Heart Failure Matters. As estratégias representadas foram: uso de materiais visuais com a quantidade de líquidos nos alimentos; orientação para colorir copos à medida que consome líquidos; automonitoramento de acúmulo de líquidos (pesagem diária e medição de tornozelos); ingerir pepino e água de coco; uso de saliva artificial; mastigar chips de gelo; mascar chiclete; ingerir pequenos goles de água gelada; distribuir os líquidos ao longo do dia; consumir líquidos bem gelados ou quentes; limitar bebidas cafeinadas e alcoólicas; usar limão nas bebidas; consumir frutas congeladas; fazer gargarejo com água. Conclusões: Os vídeos foram elaborados com estratégias que podem colaborar para a autogestão do tratamento por indivíduos com IC. O conteúdo dos vídeos será submetido a avaliação adicional por especialistas em relação aos critérios de comunicação, ilustrações, figuras narração, duração e potencial persuasivo. Espera-se possam ser utilizados como estratégias educativas na prática clínica para prevenir episódios de agudização por volume excessivo de líquidos.

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