Introdução. Níveis pressóricos noturnos são de 10 a 20% menores do que os diurnos. A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é o padrão-ouro na detecção de variações da pressão arterial (PA), especialmente durante o sono. O extreme dipping é um padrão pressórico caracterizado por níveis inferiores a 20% durante o sono em relação à vigília. Embora haja sinergismo entre hormônios tireoidianos e o sistema nervoso adrenérgico, o padrão pressórico de hipotireoideos ainda é desconhecido. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre os padrões pressóricos obtidos pela MAPA e o hipotireoidismo.
Métodos. Estudo de caso-controle emparelhado com 512 participantes submetidos à avaliação pressórica pela MAPA. O emparelhamento por idade, sexo, índice de massa corporal, diabetes mellitus, tabagismo, doença renal crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica foi realizado pelo método do propensity score matching na razão de 1:7. Análise estatística comparativa foi realizada utilizando os testes chi-quadrado e Kruskal-Wallis. A associação entre os padrões pressóricos e o hipotireoidismo foi testado por meio de modelos de regressão logística binária univariada. Valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes.
Resultados. Comparativamente, os 64 participantes (12.5%) hipotireoideos apresentaram características clínicas e laboratoriais estatisticamente semelhantes aos dos participantes eutireoideos (p>0.05). A associação entre os padrões pressóricos obtidos pela MAPA e o hipotireoidismo foi testada por meio de modelos de regressão logística binária univariada. O hipotireoidismo não se associou significativamente aos seguintes padrões pressóricos: hipotensão, dipping, non-dipping, reverse dipping, morning surge e whitecoat hypertension (p>0.05). Entretanto, o hipotireoidismo se associou significativa e independentemente ao padrão pressórico de extreme dipping [OR: 3.114 (IC95%: 1.238-7.832); p=0.016]. Esse achado corrobora a hipótese de que o hipotireoidismo estaria associado à uma contrarregulação dos níveis pressóricos durante o sono mediada pelo sistema nervoso adrenérgico.
Conclusão. Indivíduos hipotireoideos tem pelo menos três vezes mais chance de manifestar o padrão pressórico de extreme dipping durante o sono do que os indivíduos eutireoideos.