Objetivo: Comparar o nível de ansiedade em pacientes no pré e pós operatório de cirurgia cardíaca, antes e após as orientações recebidas por uma equipe multiprofissional.
Método: Pacientes com indicação para realização de cirurgia cardíaca foram divididos em dois grupos. Foram entrevistados 46 pacientes de ambos os sexos, faixa etária entre 25 anos e 80 anos, utilizado um protocolo para avaliar o impacto na ansiedade quanto à dor, intubação e percepção à internação na UTI.
No grupo A, pacientes que participaram da orientação do pré-operatório e no grupo B, com pacientes do pós operatório que não participaram da orientação.
Análise: O resultado revela que aqueles pacientes que receberam orientação da equipe multiprofissional no pré-operatório, trouxeram bons efeitos para melhor condição física e emocional do paciente comparando com os pacientes que não participaram da orientação.
Conclusão: Os esclarecimento e orientação ocasionaram uma diminuição na ansiedade quanto a internação na UTI, um despertar mais tranquilo, diminuição da dor, além de intensificar o vínculo no pós-operatório, gerando maior segurança e suporte durante a estadia na UTI.