SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Intervenção educativa multiprofissional para conservação de energia em paciente idosa com insuficiência cardíaca: relato de experência

Carlos Henrique Oliveira da Silva, Bárbara Laurie dos Santos, Gustavo da Silva Azevedo, Angelina Martins Rodrigues, Elisa Braz e Silva, Caroline Oliveira Gois, Douglas Alessandro Alves, Victória D'egmont Favarin, Ana Paula da Conceição, Sérgio Henrique Simonetti
INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA - - SP - BRASIL

Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é a via final das cardiopatias, causando nos acometidos congestão pulmonar, dispneia, ortopneia, fadiga e edema, comprometendo a qualidade de vida dos portadores de IC. Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento e implementação de um plano terapêutico individualizado destinado à atenção a paciente com IC hospitalizada. Metodologia: Trata-se de um relato de caso que traz menção à intervenção educativa realizada durante um cenário de atuação Multiprofissional do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular em instituição pública da cidade de São Paulo especializada em cardiologia. O grupo realizou a coleta de dados e reunião com familiares e pessoas de referência envolvidas no cuidado de uma paciente com IC internada em uma enfermaria, afim de esclarecimento de dados que direcionassem a conduta profissional. Foram estabelecidas as necessidades por meio de uma coleta de dados com uso de escalas e questionários validados e foi estabelecido como diagnóstico de enfermagem prioritário tolerância à atividade diminuída, de acordo com a Taxonomia NANDA-I. Todo o processo foi pautado na Teoria Holística de Myra Levine para compreender e embasar os processos adaptativos incluídos no processo saúde-doença, além de planejar os cuidados transicionais. Resultados: Paciente idosa, portadora de IC de etiologia valvar, Classe Funcional NYHA III e verbalizava sua insatisfação com a sua situação clínica. A partir das necessidades levantadas, traçou-se uma intervenção educativa com o objetivo de favorecer o autocuidado frente às novas situações vivenciadas a partir do adoecimento, respeitando os desejos e o sentido atribuído à vida da paciente e de auxiliá-la com orientações baseadas em evidências científicas sobre métodos para conservação de energia, a fim de melhorar os sintomas apresentados. Sendo assim, optou-se pela construção de um livro contendo um breve resumo da história do sujeito, orientações sobre os cuidados necessários, sobretudo sobre medidas de conservação de energia, e um espaço para que este possa se expressar. Com isso, o vínculo entre paciente-profissional foi aprimorado e, ainda na internação, apresentou melhora importante dos sintomas, evoluindo para Classe Funcional NYHA II. Conclusão: Durante a intervenção da equipe multiprofissional pautada em modelos teóricos, foi possível o estabelecimento de vínculo entre paciente, rede de apoio e equipe. Ademais, houve melhora dos sintomas apresentados, caracterizando um avanço no processo de adaptação da paciente frente à sua nova realidade. 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023