SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Taquicardia de Coumel : Características Clínicas, Eletrocardiográficas, Eletrofisiológicas e Experiência da Ablação por Radiofrequência em Centro Especializado

FREDERICO SCUOTTO, ENIA LUCIA COUTINHO, CLAUDIO CIRENZA, ANGELO AMATO VINCENZO DE PAOLA
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - SÃO PAULO - SÃO PAULO - BRASIL

Introdução: A ablação por radiofrequência (RF) tem sido o tratamento de escolha em pacientes com taquicardia de Coumel (TC). Em sua maioria, os pacientes apresentam sua forma incessante desde as primeiras décadas de vida, podendo evoluir com diferentes graus de taquicardiomiopatia dada a FC permanentemente elevada. Desta forma, o tratamento ablativo é indicado como primeira linha na larga maioria dos casos.

Objetivos: O objetivo deste estudo unicêntrico retrospectivo é descrever as características clínicas, eletrocardiográficas, eletrofisiológicas e o resultado do tratamento através da ablação por radiofrequência, bem como o seguimento de longo prazo em centro de referência especializado (Escola Paulista de Medicina).

Métodos e resultados: elaborado estudo retrospectivo incluindo 10 pacientes (60% do sexo feminino), com idade média de 38,3 anos (variando entre 3 e 73 anos), encaminhados ao serviço para realização de ablação por RF nos últimos 12 anos. O diagnóstico de taquicardia foi baseado em achados clínico-eletrocardiográficos ou, quando estes não foram suficientes, o diagnóstico se deu via estudo eletrofisiológico (EEF).

O ciclo da taquicardia foi de 431,20 ± 89 ms. 20% dos pacientes apresentavam taquicardiomiopatia, sendo todos do sexo masculino. As vias acessórias (VA) apresentavam localização póstero-septal direita (PSD) em 70% dos casos. Dos 30% dos casos em que a localização não se encontrava na região PSD, foram observadas as localizações lateral esquerda, cúspide não coronariana da válvula aórtica, e na região interna ao seio coronariano, em sua porção esquerda esuperior (teto). Dos casos com localização não PSD, 66% dos pacientes eram do sexo masculino.

A ablação por cateter foi efetiva em primeiro procedimento em 90% dos casos, sendo que um dos casos necessitou de um segundo procedimento com sucesso da ablação na porção interna do seio coronariano, em sua região superior esquerda. O seguimento médio de 46 ± 25 meses não detectou recorrências.

Discussão: As séries descritas por Meiltz, Dorostkar, e Gaita demonstram média de FC da taquicardia e taxas semelhantes de localização da VA na região PSD `as do presente estudo. Dorostkar e cols demonstraram taxa semelhante de sucesso da ablação por radiofrequência, mesmo em pacientes com localizações atípicas.

Conclusão: A descrição das características, curso clínico, e tratamento da TC é importante, uma vez que as principais séries da literatura têm mais de 10 anos desde sua publicação. O tratamento ablativo permanece como padrão-ouro com alta efetividade e baixo risco de complicações.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023