SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Associação entre Morning Surge e Eventos Cardiovasculares Maiores

Oliveira,M.G.S, Koeche,C., Souza,A.M.O, Freitas,W.M, Fernandez,M.D, Nogueira,A.C.C, Carvalho,L.S.F, Matsunaga,P.A.C, Machado,J.deO, Bichuette,J.deC.S
UCB - Brasília - DF - Brasil, Aramari Apo Institute - Brasília - DF - Brasil, Clarity Healthcare Intelligence - Jundiaí - SP - Brasil, Instituto Biocardios - Brasília - DF - Brasil

Introdução: Os eventos cardiovasculares ocorrem mais frequentemente nas primeiras horas da manhã em comparação com outros períodos do dia, o que pode se associar com a ocorrência, em alguns indivíduos, do padrão cíclico de pressão arterial (PA) com pico nas primeiras horas matutinas, denominado padrão morning surge. Estudos randomizados (p.ex. TIME) falharam em demonstrar sucesso no tratamento desse padrão com o uso noturno de medicações com medicações com tomada única diária. Estudamos o impacto da persistência do padrão morning surge em hipertensos adequadamente tratados de acordo com as metas propostas pela SBC sobre a ocorrência de eventos cardiovasculares maiores (MACE).

Métodos: Trata-se de um estudo de coorte, com análise de prontuários de indivíduos admitidos para realização de MAPA, no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, em um centro de referência em cardiologia em Brasília-DF, sendo que todos apresentavam PAS média nas 24h morning surge e pacientes sem este padrão de PA. Em seguida, foram utilizadas regressões de Cox multivariada para analisar a ocorrência de MACE. MACE foi definido como morte, AVC, infarto ou hospitalizações por causas evitáveis.

Resultados: Foram incluídos 826 prontuários, dos quais 155 são correspondentes a pacientes que apresentavam morning surge, e 671 a pacientes sem este padrão. Do total, após 3,2 anos de seguimento, 16 apresentaram MACE (p = 0,02), sendo 8 do grupo com morning surge (5,2%) e 8 do grupo sem morning surge (1,2%). Em regressões de Cox ajustadas para DM, tabagismo, doença arterial coronariana, obesidade, LDL-ce triglicerídeos a presença do padrão morning surge se associou a maior risco de MACE com hazard ratio de 4.48 (IC 95% 1.32 - 7.87, p=0.008).

Conclusão: Mesmo em pacientes com hipertensão bem controlada, a persistência do padrão morning surge se associa à ocorrência de MACE. Estudos de intervenção focados na abolição do padrão morning surge são necessários para confirmar ou refutar a relação MACE-hipertensão matinal.

Palavras-chave: Hipertensão arterial, Morning Surge, Doenças Cardiovasculares.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023