Introdução:
O implante transvalvar aórtico (TAVI) é um tratamento bem estabelecido para a correção de estenose aórtica (EAo) grave sintomática. A via de acesso é uma questão importante para o sucesso do procedimento.
Descrevemos um caso de substituição valvar aórtica transcateter em um paciente com múltiplas comorbidades, incluindo estenose ilíaca bilateral importante e estenose aórtica grave. Foi utilizada uma nova modalidade de tratamento endovascular com cateter balão Shockwave®, que possibilitou tratamento da artéria ilíaca comum adjuvante à substituição valvar. Além disso, foi utilizado o dispositivo de proteção embólica cerebral Sentinel®.
Relato de Caso:
Paciente, 78 anos, masculino, com antecedentes de hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo II, fibrilação atrial em anticoagulação oral com apixabana, doença renal crônica não dialítica, e coronariopata com pós operatório tardio de cirurgia de revascularização do miocárdio em 2001 (MIE-DA/ Radial E-Mg1). Procura atendimento com queixa de dispnéia com piora progressiva nos últimos meses. Ao exame físico foi possível identificar sopro sistólico em foco aórtico 4+/6+, e pulso parvus et tardus. Aventada a hipótese diagnóstica de EAo, que foi confirmada pelo ecocardiograma transtorácico - Valva aórtica calcificada, estenótica (Gradientes 81/51 mmHg) e área valvar 0,77cm². Também foi evidenciado em angiotomografia estenose grave de ilíaca bilateral.
O caso foi discutido em Heart Team e devido alto risco cirúrgico (EuroSCORE: 6.3% | STS-SCORE: 10.4%) e idade avançada, optado pela realização de TAVI e o uso de Shockwave® para tratamento da estenose ilíaca. Após a realização da passagem do cateter balão para tratamento da doença vascular periférica, viabilizando essa via de acesso, foi posicionado no tronco braquiocefálico e em artéria carótida comum esquerda o dispositivo Sentinel® para proteção de possíveis embolias cerebrais. Foi realizado o implante de bioprótese Sapien 3 nº 29 mm, sem intercorrências.
Paciente recebeu alta em boas condições clínicas.
Conclusão:
O uso de novos dispositivos para auxílio de procedimentos transcateter estão em evolução. O dispositivo Sentinel® protege de embolizações para sistema nervoso central, porém ainda sem evidência ciêntifica estabelecida, sendo utilizado de forma individualizada. Já o uso do cateter balão ShockWave®para o tratamento da doença arterial periférica permite o uso da via transfemoral para realização da TAVI, que já se mostrou a via com menor risco de complicações e sendo a via de acesso de escolha para este procedimento.