Introdução. A bradicardia funcional é uma condição clínica desafiadora que afeta uma população predominantemente jovem e saudável. A ablação do plexo ganglionar (PG) surgiu como uma alternativa terapêutica para evitar um implante de marca-passo. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos a longo prazo da denervação cardíaca por cateter.
Métodos. Este é um estudo longitudinal prospectivo que incluiu 36 pacientes com bradicardia funcional sintomática. Foi realizada reconstrução eletro-anatômica de ambos os átrios e os principais GPs septais foram anatomicamente localizados e ablacionados. Foram considerados critérios de sucesso imediato: 1- Incremento de frequência cardíaca (FC); 2- Encurtamento do comprimento do ciclo de Wenckebach (CW) e 3- Encurtamento do intervalo AH.
Resultados. Trinta pacientes (83,3%) permaneceram livres de sincope ou pré-sincope após seguimento médio de 52,1±35,2 meses. A denervação do nódulo sinusal foi obtida em todos os pacientes com incremento de 21,6% na FC média. Vinte e oito pacientes (77,7%) apresentaram sinais imediatos de denervação do nó AV, com encurtamento de 15,6% da duração média do CW e 15,9% da média do intervalo AH. Todos os parâmetros de variabilidade de FC apresentaram redução significativa após 1 ano, que persistiu após 18 meses. Um paciente (2,77%) apresentou oclusão aguda da artéria do nódulo sinusal durante a ablação com necessidade de implante de marca-passo; três pacientes (8,3%) evoluíram com taquicardia sinusal e quatro pacientes (11,1%) apresentaram recidiva de síncope durante o seguimento, sendo que três deles (8,3%) necessitaram de implante de marca-passo. Nenhuma outra arritmia foi observada.
Conclusões. A ablação dos GP septais é uma técnica eficaz na prevenção da síncope, promovendo alterações autonômicas duradouras. Nenhum efeito de pró-arritmia significativa foi observado durante o acompanhamento de longo prazo.