SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Efeito do café expresso no perfil metabólico, das sirtuínas solúvel e no receptor de produtos finais de glicação avançada soluvel (RAGEs) em pacientes com doença coronária crônica

LUIZ ANTONIO MACHADO CESAR, POLO, GP, POPPI, NT, MIOTO, BM, MORETTI, MA, GUIMARÃES, GV, STRUNZ, CM, Moura, DPS, Mansur, AP
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: Persistem controvérsias sobre benefício ou malefício do café conforme maneira de fazer, se filtrado ou não, se cafeinado(caf) ou descafeinado(decaf). Café filtrado traz benefícios com redução de evento cardiovascular, mas não filtrado são muitos. No Brasil o mais consumido é o café expresso. Sirtuínas e RAGE (receptor de produtos finais de glicação avançada) solúveis (s) são proteínas consideradas protetoras e antioxidantes naturais produzidos nas células e presentes no sangue.

Objetivo: Determinar os efeitos do café expresso em torra média com (caf) e sem (decaf) cafeína na expressão de sirtuína(s), RAGE(s) e partículas de small-LDL no sangue.

Métodos: 29 portadores (28 homens) de DAC (comprovada por CINE) clinicamente estáveis, todos em uso de antihieprtensivos estatina e ac. Ac. Salicílico, com média de idade de 62,9 + 8,5 anos, submeteram-se a período de wash-out de alimentos com cafeína por 3 semanas e então tomaram café expresso (Nespresso volutto) caf e decaf, 3 ou 4 caps ao dia, por 4 semanas de cada um. Para evitar efeito do tempo no resultado, foram randomizados para iniciar ou com caf ou decaf, e depois havendo cross-over. Dosagens foram feitas pelo método Elisa (   ) com amostras colhidas e armazenadas em freezer a -70o.

Resultado na tabela abaixo, com comparações entre o basal vs caf e basal vs decaf.

TABELA- Valores com médias, desvios padrões e valor de p das variáveis diferenças entre o basal e após café

 

Small-LDL nmol/ml

RAGE pg/ml

Sirtuína ng/ml

 

Basal

CAF

DECAF

Valor de P

Basal

CAF

DECAF

Valor de P

Basal

CAF

DECAF

Valor de P

N

26

26

26

>  0,29

26

26

26

> 0,60

27

26

26

 

 

 

 0,17

 Caf

 

0,28 Decaf

 

MÉDIA

5,8

5,4

5,6

5,8

282,3

276,24

,020

,042

,054

DESVIO PADRÃO

5,8

3,9

5,2

5,8

106,70

9,41

,070

,098

,14

CAF- cafeinado; DECAF- descafeinado. Nesta tabela os valores foram reduzidos para só uma casa decimal, no caso das dosagens de glicose, e pressões, e para até 3 casas para sirtuínas. 

Conclusão: A elevação evidente da sirtuína, maior que duas vezes, embora não significante estatisticamente, pode indicar efeito metabólico celular para proteção CV mesmo com o café expresso, caf ou decaf.

 
 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023