SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Duração das fases do ciclo cardíaco avaliada pelo ecocardiograma e pelo vetorcardiograma nos distúrbios da condução intraventricular.

CARLOS EDUARDO DUARTE, KÁTIA REGINA DA SILVA, LUCIENE DIAS DE JESUS, VALDIRENE GONÇALVES DOS SANTOS, HENRY ABENSUR, ROBERTO COSTA
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL, HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA - - SP - BRASIL

1- Fundamentos: Os distúrbios da condução intraventricular causam retardos regionais e ou globais da contração miocárdica alterando a relação harmônica entre sístole e diástole ventricular. A análise vetorcardiográfica detalha a inscrição dos atrasos elétricos no espaço e explora as razões fisiopatológicas dos prejuízos mecânicos. Objetivos: Estudar as temporizações eletromecânicas das fases do ciclo cardíaco em diferentes padrões de ativação ventricular e seus efeitos na sincronia interventricular e intraventricular esquerda. Métodos: Estudo transversal incluiu 328 indivíduos sem cardiopatia estrutural  em 5 padrões eletrocardiográficos (NORMAL,BDAS,BRD,BRD+BDAS e BRE). As  variáveis  ecocardiográficas específicas do estudo foram dirigidas à análise do ciclo cardíaco e as vetorcardiográficas, obtidas pelo método de Kors, focadas na decomposição das alças entre dois complexos QRS consecutivos. As variáveis analisadas com p-valor<0,05  foram estatisticamente  significantes. Resultados: A idade média foi 64,8 ± 15,3 anos, sexo masculino em 57,9% e fração de ejeção do VE de 67,0 ± 6,8%. Foi verificado que os distúrbios da condução provocaram alterações no ciclo cardíaco quando comparados ao normal. O intervalo de pré-ejeção do VE aumentou em média 8,5% no grupo BDAS (p=0,178), 18,7% no BRD+BDAS (<0,001) e 56,8% no BRE (P<0,001). A pré-ejeção do VD aumentou em 45,5 % no grupo BRD+BDAS, em 38,5% no grupo BRD, em 9,3 % no grupo BDAS e 7,6 % no grupo BRE (p<0,001).Conclusão: Os bloqueios intraventriculares lentificam global ou regionalmente as alças vetorcardiográficas do complexo QRST, geram padrões de dissincronia inter e ou intraventricular, e prolongam a sístole no ciclo cardíaco as custas de um maior intervalo pré ejetivo. 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023