Introdução: A Síndrome de Takotsubo, também chamada de Síndrome do Coração Partido, Cardiopatia Induzida por Estresse, Síndrome do Balonamento Apical ou Atordoamento Miocárdico Neurogênico é uma cardiopatia induzida por estresse emocional implicando em discinesia transitória da parede anterior do Ventrículo Esquerdo (VE) e acentuação da cinesia da sua base. A liberação de catecolaminas, por fatores emocionais e/ou físicos podem causar disfunção ventricular, com evidência de que seja por espasmo microvascular difuso ou toxicidade miocárdica direta. Há maior ocorrência em pacientes do sexo feminino de meia idade. Clinicamente pode se assemelhar ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Relato: Paciente masculino, 51 anos, tabagista, etilista, história de trombose venosa de membros inferiores (referida) sem acompanhamento, sem outras comorbidades. Atendido em hospital regional com queixa de dor torácica retroesternal em queimação, intensa, súbita, iniciada após estresse emocional importante (contratempo familiar), além de náuseas e dispneia. Diagnosticado IAM com supradesnivelamento do segmento ST em parede antero septal; submetido a trombólise, porém manteve precordialgia intensa e em eletrocardiograma evoluiu para supradesnivelamento de parede anterior extensa.
Encaminhado a hospital terciário para realização de Cineangiocoronariografia (CATE), evidenciando apenas redução luminal discreta em descendente anterior (10-20%), sem lesões agudas. À ventriculografia, volume diastólico final preservado, hipocinesia anterior apical, ápice e inferior apical. Laboratório com discreto aumento de marcadores de necrose miocárdica (MNM).
À admissão, Ecocardiograma Transtorácico (ECOTT) à beira leito evidenciou disfunção sistólica do VE de grau acentuado às custas de acinesia dos segmentos médios e apicais de todas as paredes e hipocinesia basal anterior.
Após 48 horas, houve melhora clínica significativa e, após 9 dias, novo ECOTT demonstrou fração de ejeção do VE por Teicholz 65,82%, disfunção diastólica do VE com padrão de alteração do relaxamento, sem aumento das pressões de enchimento. Hipertrofia concêntrica de VE discreta. Função sistólica biventricular preservada. Recebe alta no 12° dia de internação, sem intercorrências.
Conclusão: chamamos a atenção para a investigação diagnóstica de Takotsubo, não comumente vista em homens, após estresse emocional, demonstrando a implicação da descarga adrenérgica, por vezes levando a quadros clínicos que se assemelham a Síndrome Coronariana Aguda.