SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Índice de Massa Corporal (IMC) elevado é associado a mais hospitalizações relacionadas à insuficiência cardíaca, em pacientes com ICFEP

Nancy Toledo Coelho, Camilla Schmidt Morgen, Christiane L Haase, Tugce Kalayci Oral, Volker Schnecke, Anette Varboe
OUTROS - São Paulo - SP - BRASIL

 

Introdução: Em pessoas com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), a associação entre IMC, comorbidades e desfechos não é claramente estabelecida. Este estudo de coorte retrospectivo avaliou a associação entre IMC e hospitalizações, em participantes com ICFEP.

 

Hipótese: Um IMC elevado está associado a mais hospitalizações relacionadas à IC, e menor tempo até a hospitalização relacionada à IC.

 

Métodos: Os dados de participantes com IMC ≥ 25 kg/m2 no momento do diagnóstico de ICFEP foram extraídos do LCED, um conjunto de prontuários médicos eletrônicos dos Estados Unidos. Os participantes foram categorizados em 5 grupos de IMC: sobrepeso e obesidade classes I-IV (Figura A). Distribuição binomial negativa e modelo de risco proporcional de Cox foram usados para estimar as associações entre o IMC e o número de hospitalizações relacionadas à IC, e o risco de hospitalização relacionada à IC durante o acompanhamento. As análises foram ajustadas para comorbidades basais relevantes, como idade, sexo e diabetes como modificadores de efeito.

 

Resultados: Entre 4.975 participantes, a idade média foi de 74 anos e 57,5% eram do sexo feminino. Em comparação com o grupo com sobrepeso, grupos com IMC maior tinham uma idade média menor (sobrepeso: 80 anos; obesidade III: 68 anos; obesidade IV: 64 anos), menos participantes com histórico de doença cardiovascular (DCV) (sobrepeso 81,0%; obesidade III 77,0%; obesidade IV 66,0%) e uma proporção maior de participantes do sexo feminino (sobrepeso 56,4%; obesidade III 57,9%; obesidade IV 69,0%) (Figura A). A média de hospitalizações relacionadas à IC/100 pacientes-ano foram maiores para obesidade III (12) e IV (16) vs. sobrepeso (10) (efeito do IMC: p=0,002; Figura B). A proporção de risco [IC de 95%] para hospitalização relacionada à HF foi de 1,36 [0,97; 1,91] e 1,86 [1,32; 2,64] para obesidade III e IV, em relação ao sobrepeso (efeito do IMC: p = 0,010).

 

Conclusões: Os resultados sugerem que embora os participantes com ICFEP em grupos de IMC mais altos sejam mais jovens e tenham menos histórico de DCV na avaliação inicial, o IMC mais alto está associado a uma maior taxa de hospitalizações relacionadas à IC durante o acompanhamento, independentemente da idade, sexo e diagnóstico de diabetes.

 

 

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023