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TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Aprendizagem significativa: Relato da experiência de estágio em Psicologia Hospitalar e da construção da identidade profissional a partir do olhar prático de uma estagiária

Arthur Argondizo Gonçalves, Laryssa Menezes, Adriana Aparecida Fregonese, Silvia Maria Cury Ismael, Priscila Maria Gabos
HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

INTRODUÇÃO: O estágio de Psicologia no hospital tem como principais objetivos colaborar com a construção da identidade profissional do estudante, e capacitá-lo para a prática profissional como Psicólogo Hospitalar, nos âmbitos da assistência ao paciente e familiares, e na gestão em serviços de saúde. OBJETIVO: O presente trabalho procurou expor os desafios e aprendizados enfrentados durante o processo de transição da teoria para a prática no estágio, além de tecer reflexões a respeito da construção da identidade profissional como psicóloga. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência descritivo-analítico a respeito de vivência de estágio em Psicologia Hospitalar, realizado entre junho de 2022 e fevereiro de 2023, em um hospital de São Paulo. Foram realizadas atividades supervisionadas por psicólogo do setor, como avaliações e atendimentos psicológicos, aplicação de protocolos institucionais, revisão de prontuários, e apresentação de seminários. Realizou-se, ao todo, 106 atendimentos durante o período. DISCUSSÃO DA EXPERIÊNCIA: A experiência de estágio teve início pelas atividades administrativas de triagem de prontuário, realizada junto ao supervisor da área, que nortearam a identificação e discussão de demandas de atendimento a pacientes e familiares. Este processo contribuiu para o desenvolvimento da segurança necessária para dar início, em seguida, à realização dos atendimentos psicológicos e aplicação de protocolos assistenciais do serviço de Psicologia. Foi possível notar, no atendimento juntos aos pacientes e familiares, que a presença ativa e afetiva, e a escuta sensível, do Psicólogo, como ferramenta teórico-prática, exerce potente papel frente ao estado emocional do paciente, colaborando para o fortalecimento de recursos de enfrentamento e a melhora de aspectos emocionais. As práticas desenvolvidas auxiliaram, para além do fortalecimento do conhecimento teórico, no processo de construção de segurança para o atendimento, da identidade profissional como psicóloga, e da compreensão das possibilidades de atuação junto à equipe multiprofissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para análise da experiência discutiu-se a teoria da aprendizagem de Vygotsky como referencial teórico. A atuação no contexto assistencial auxiliou no processo de aprendizagem, possibilitando a uma nova perspectiva ao que se refere à aluna graduanda, permitindo-a reconhecer as atribuições e limitações, colaborando para o aperfeiçoamento da profissão no contexto hospitalar.

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