SOCESP

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

Ablação por cateter ou terapia com drogas antiarrítmicas para fibrilação atrial: uma interpretação bayesiana do estudo randomizado controlado CABANA

Alleh Kauan Santos Nogueira, Felipe Kalil, Lucas Tramujas, Nicole Félix, Amanda Godoi, Andrea Bellavia, Gilson C. Fernandes, Filipe Moura, André D' Avila, Rhanderson Cardoso
Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública - Salvador - Bahia - Brasil, HOSPITAL DO CORAÇÃO - - SP - BRASIL

Fundamento: Permanece incerto, se a ablação por cateter é superior à terapia com drogas antiarrítmicas para desfechos cardiovasculares, entre pacientes sintomáticos com fibrilação atrial de início recente ou não tratada. No entanto, o ensaio clínico CABANA (ablação por cateter versus terapia com drogas antiarrítmicas para fibrilação atrial) – o maior estudo até o momento comparando essas estratégias na população geral – encontrou resultados neutros.

Objetivo: Para obter informações adicionais e garantir que um benefício potencial da ablação por cateter não seja descartado precipitadamente, reanalisamos o estudo CABANA usando uma perspectiva estatística bayesiana.

Métodos: Conduzimos uma reanálise bayesiana dos 2.204 pacientes randomizados no ensaio multicêntrico CABANA para estimar a probabilidade de benefício da ablação por cateter. Nossa análise primária usou prioris não informativos para estimar as probabilidades de benefício cardiovascular e de sobrevida com base apenas nos dados observados. Devido à escassez de grandes estudos de ablação, usamos: (1) estudos anteriores com peso reduzido de um grande estudo de HF e uma meta-análise de estudos de HF; (2) antecedentes de uma meta-análise de ensaios não HF; e (3) um conjunto previamente publicado de precedentes que abrange benefícios, equilíbrio e danos.

Resultados: Na análise primária, a probabilidade de qualquer benefício e de um benefício clinicamente relevante da ablação por cateter foi >82% e >51%, respectivamente, tanto para o desfecho cardiovascular primário quanto para a sobrevida em 48,5 meses. Para ambos os desfechos, a probabilidade de qualquer benefício excedeu 78% para todas as integrações a priori informativas com os resultados do CABANA, exceto para aquelas com prioris mais pessimistas.

Conclusões: Existe uma alta probabilidade de que a ablação por cateter proporcione melhora da sobrevida a longo prazo e dos resultados cardiovasculares.

Registro do estudo: identificador ClinicalTrials.gov, NCT00911508.

 Figure 2. Reanálise bayesiana do (A) desfecho primário e (B) mortalidade por todas as causas no ensaio CABANA sob uma pré-suposição não informativa.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Parceria

Innovation Play

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

43º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

08 a 10 de junho de 2023